O CEAPIP possui em sua estrutura três instâncias: uma Coordenação Executiva, um Conselho administrativo-estratégico e um conselho científico-pedagógico. Essas instâncias assumem funções que se complementam e asseguram dinamicidade e capilaridade ao centro.
Coordenação Executiva
A Coordenação Executiva mobiliza e articula os conselhos que integram o CEAPIP, propõe políticas, projetos e ações voltadas para a consecução da sua missão. Sendo assim, ausculta a comunidade e traduz seus anseios em iniciativas inovadoras. Composta por cinco coordenações (Geral, de Pesquisa, de Formação, de Assessoramento Pedagógico e de Comunicação), se configura como um polo de articulação e de construção de redes, interna e externa à UNEB, de apoiadores, multiplicadores e sensibilizadores de processos de mudança.
Conselho Estratégico-Administrativo
O Conselho Estratégico-Administrativo é uma instância consultiva e deliberativa responsável pela definição, acompanhamento e avaliação das políticas, programas, projetos e ações do CEAPIP, em colaboração com a Coordenação Executiva, bem como pela socialização, divulgação e mobilização da comunidade interna e externa para desenvolvimento do seu trabalho.
É composto da seguinte forma:
• Coordenador/a Geral do CEAPIP;
• Pró-Reitor/a de Ensino de Graduação (PROGRAD);
• Pró-Reitor/a de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG);
• Pró-Reitor/a de Extensão (PROEX);
• Pró-Reitor/a de Assistência Estudantil (PRAES);
• Pró-Reitor/a de Ações Afirmativas (PROAF);
• Pró-Reitor/a de Ensino de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP);
• Coordenador/a da Unidade de Ensino à Distância (UNEAD).
Conselho Científico-Pedagógico
O Conselho Científico-Pedagógico é uma instância consultiva do CEAPIP cuja principal finalidade é contribuir para a compreensão dos desafios do processo de ensino-aprendizagem específicos das diversas áreas de conhecimento e formação e, ainda, contribuir para a formulação de perspectivas pedagógicas que articulem essas especificidades aos princípios da Pedagogia Universitária emancipadora.
É composto pelos seguintes docentes: