A formação político-pedagógica, como concebida pelo CEAPIP, é um processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional docente baseado na implicação, no engajamento, no desejo dos sujeitos que nela se envolvem. Aposta na interação do grupo, em relações interpessoais amistosas, solidárias. Assume a problematização e a reflexão como estratégias metodológicas potencializadoras do desenvolvimento de competências cognitivas e socioafetivas, de atitudes e valores éticos e humanistas.

O repertório das estratégias de formação político-pedagógica contempla: programas de rádio e TV, colóquios, seminários, oficinas, debates e cursos de capacitação de curta e média duração, na modalidade presencial e por mediação tecnológica.

Uma importante estratégia em andamento é a Série: Diálogos sobre os desafios da Humana Docência, com episódios mensais, sempre na primeira quarta-feira do mês, por meio do Canal da TV UNEB no YouTube. Esta série trata de temas fundamentais para se pensar a inovação das práticas pedagógicas numa perspectiva humanista e humanizadora e seus episódios podem ser acessados a qualquer momento neste canal.